EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: POLÍTICAS, PRÁTICAS CURRICULARES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31204Palavras-chave:
Políticas de inclusão escolar, Processos de ensino e aprendizagem, PráticaspedagógicasResumo
Este texto discute a implementação das políticas de inclusão escolar em diferentesredes de ensino do Rio de Janeiro, especialmente a partir de 2008, quando ocorrem mudanças
legais associadas à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva (BRASIL, 2008) e às Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (BRASIL, 2009). A partir
de dados coligidos em pesquisas de campo, o foco do artigo consiste em refletir sobre os
impactos dessas mudanças no âmbito das práticas pedagógicas e no desenvolvimento dos
alunos com necessidades educacionais especiais. A coleta de dados foi realizada mediante (1)
observação participante, (2) entrevistas semiestruturadas com gestores educacionais e
professores do atendimento educacional especializado e (3) filmagens de práticas pedagógicas
desenvolvidas em salas de atendimento educacional especializado. Os resultados analisados à
luz da teoria histórico-cultural evidenciaram que, apesar da existência de diretrizes federais,
as redes municipais têm implementado ações muito diversas entre si. O trabalho destaca essa
diversidade e problematiza as estratégias e os desafios vivenciados pelos professores do
Atendimento Educacional Especializado, em particular no trabalho com alunos com
deficiência intelectual e múltipla.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-07-2014
Como Citar
PLETSH, Márcia Denise. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: POLÍTICAS, PRÁTICAS CURRICULARES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 7–26, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31204. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31204. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2014 Márcia Denise Pletsh
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)