Políticas de educação para o combate à LGBTQIAfobia no Brasil: avanços e desafios

Autores

  • Cleverson de Oliveira Domingos

Palavras-chave:

politicas educacionais, LGBTIfobia, Movimento LBGBTI+

Resumo

Este artigo analisa o processo de construção e desconstrução das políticas públicas educacionais para gênero e sexualidade como mecanismos para o combate ao machismo, ao sexismo, à LGBTQIAfobia e para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade sexual e de gênero nas escolas, discutindo os avanços, os retrocessos e os desafios. Destaca o protagonismo do movimento LGBTQIA+ na luta por políticas públicas e legislações que atendam às suas demandas. Aborda sobre a emergência de movimentos e forças políticas conservadoras que buscam proibir o debate sobre gênero e diversidade sexual nas escolas, como é o caso dos ideólogos da ideologia de gênero e o Movimento Escola Sem Partido. Discute sobre o estreitamento da agenda anti-LGBTQIAfobia dentro da educação, aprofundado a partir da ascensão de Jair Bolsonaro como presidente da república. Por fim, reafirma a escola como espaço de debate e compreensão sobre gênero e sexualidade e, especificamente, sobre a diversidade sexual e de gênero.

 

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Publicado

30-10-2024