Apresentação

Autores

  • Janaina Ferreira dos Santos da Silva
  • Beatrice Rossotti

Resumo

Este dossiê parte da urgência em contribuir com a disseminação de pesquisas que resgatam as mulheres e suas tramas nos diferentes recortes espaço-temporais, de modo que possamos construir, em narrativas científicas, versões das urdiduras, trajetórias e atuações das sujeitas marginalizadas que, inseridas em dinâmicas sociopolíticas de invisibilidade social e
silenciamento histórico, nos traz a necessidade de pensarmos nas diversas Mulheres e suas Histórias ao longo das temporalidades. A partir desta introdução, construída em conjunto com os nossos objetivos e justificativas para a elaboração deste dossiê, configuramos este número com cinco artigos temáticos e, ao final do exemplar, contamos com a resenha de um livro e uma entrevista com uma pesquisadora de temáticas que se relacionam com o campo de História das Mulheres.

Referências

ANZALDÚA, Gloria. La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciencia. Revista Estudos Feministas. Florianópolis: UFSC, v. 13, n. 3, p. 704-719, set./dez., 2005.

BEAUVOIR, Simone De. O Segundo Sexo: A experiência vivida. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. In: Hollanda, Heloisa B. (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LUGONES, María. Colonialidad y Género. Tabula Rasa. Bogotá, n. 9, p. 75-101, jul./dez., 2008.

MALUF, Marina. MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do mundo feminino. In: Sevcenko, Nicolau (Org.). História da Vida Privada no Brasil. v. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 376-442.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar. UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

09-05-2024