Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill e a fotografia moderna brasileira
Palavras-chave:
Alice Brill, Fotografia moderna, Historiografia, arquivos fotográficosResumo
A partir de pesquisas no arquivo da fotógrafa Alice Brill (Colônia, Alemanha, 1920 - Itu, Brasil, 2013), salvaguardado no Instituto Moreira Salles, de uma revisão bibliográfica e de análises de exposições que apresentam a sua obra ao público geral, pode-se observar que os registros de Alice da modernização urbana na década de 50, especialmente a experiência da cidade de São Paulo, foram privilegiados enquanto objeto de pesquisa, com ênfase em seu caráter documental e uma aproximação à linguagem do fotojornalismo. Ancorada pela ideia de “modernismos alternativos” de Rafael Cardoso (2022), em que se reconhece a multiplicidade das experiências modernas, define-se como objetivo desta pesquisa abordar a produção fotográfica de Alice através de uma perspectiva que ainda não explorada: desfocar do seu caráter documental para aproximá-la da estética e linguagem da fotografia moderna brasileira, especialmente aquela desenvolvida em meio e sob influência do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB). Para tal, são propostos diálogos entre suas fotografias e registros de outros fotógrafos e fotógrafas, já reconhecidos pela historiografia. Busca-se, também, problematizar a invisibilidade de Alice Brill na historiografia já consolidada sobre a fotografia moderna brasileira, a partir de uma perspectiva de gênero.
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