Sobre a Revista

A Revista Anômalas (ISSN 2764-4200) é um periódico editado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Gênero, Sexualidades, Classe e Etnicidades/Raça (ANÔMALOS/UFCAT/CNPQ) e também pelo Instituto de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Catalão (INHCS/UFCAT), que tem por objetivo a publicação de artigos, entrevistas, documentos, resenhas, ensaios e dossiês temáticos, que contemplem os estudos que atravessam o eixo produzido pelos distintos marcadores sociais da diferença a partir da utilização da categoria interseccionalidades, ressaltando a capacidade contestatória dos grupos, sujeitas, sujeitos e sujeites para além da norma.

Anúncios

Chamada para Dossiê, n.ª 1 de 2025

02-12-2024

O dossiê "As mulheres e a Mídia" propõe uma análise interdisciplinar e teórico-metodologicamente fundamentada sobre as múltiplas formas de atuação e representação das mulheres nos diversos suportes midiáticos ao longo da história. A partir de uma abordagem que integra a História das Mulheres, os Estudos de Gênero e a análise crítica das mídias, o dossiê explora as interações entre discursos comunicacionais e dinâmicas sociais, políticas e culturais, evidenciando as complexas intersecções entre temporalidades, relações de poder e práticas simbólicas. Ao privilegiar o gênero como categoria analítica central, o dossiê busca aprofundar as discussões sobre a construção de subjetividades, a performatividade dos corpos e as dinâmicas interseccionais que permeiam as mídias como fontes históricas e espaços de produção de significados, evidenciando sua capacidade de articular discursos normativos e contestatórios que moldam identidades e subjetividades. Para tanto, espera-se contribuições teóricas e empíricas que dialoguem com perspectivas feministas, pós-estruturalistas e pós-coloniais, incorporando debates sobre agência, discurso, poder e materialidade na análise das mídias.

 

Prazo para as submissões:  15 de março de  2025.

Saiba mais sobre Chamada para Dossiê, n.ª 1 de 2025

Edição Atual

v. 4 n. 1 (2024): Saberes trans/travestis em disputa
					Visualizar v. 4 n. 1 (2024): Saberes trans/travestis em disputa

As últimas décadas acompanharam a centralização de debates relacionados às pessoas trans/travestis - assim como sua presença - no espaço público, da política institucional às mídias de massa, dos circuitos de arte às pesquisas acadêmicas. No ensino superior brasileiro, essa presença se dá no crescente acesso de pessoas trans/travestis à discência e docência, bem como nas controvérsias sobre seus saberes e sua legitimidade nesses espaços.

Com isso, este dossiê na Revista Anômalas faz um chamado a tais “saberes trans/travestis em disputa”, centralizando a produção realizada, no Brasil e no exterior, por pessoas trans/travestis/, e/ou em diálogo direto com tais autorias. Convidamos pessoas trans/travestis e pessoas cis de diferentes posicionalidades, áreas do conhecimento, e momentos da formação, assim como de ativistas, artistas, e profissionais de diferentes áreas, a participarem com o envio de artigos acadêmicos; ensaios e manifestos, individuais e em coautoria; além de resenhas e traduções relacionadas à proposta do dossiê em português, espanhol e inglês.

Publicado: 30-10-2024

Edição completa

Ver Todas as Edições