Representações nos livros didáticos de História: qual o lugar do corpo ocupado pelas mulheres?
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74837Palavras-chave:
Mulheres, Livro Didático, RepresentaçãoResumo
O presente trabalho propõe-se analisar e problematizar duas coletâneas de livros didáticos de História do Ensino Médio (1º a 3º. séries): Identidade em Ação e Moderna Plus (PNLD 2022 – 2024). Os objetivos desse trabalho tratam-se de analisar como as mulheres são representadas nos seis livros didáticos de cada uma dessas coletâneas. Como essas representações estão desenvolvidas no conteúdo do livro, imagens, texto escrito, atividades, os discursos e ideologias apresentadas?Nesta perspectiva a pergunta norteadora do nosso trabalho consiste em: qual o lugar ocupado pelas mulheres nos Livros Didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas após a reforma do Ensino Médio (Lei Nº 3.415/2017). Este trabalho justifica-se visto a necessidade de compreender como as mulheres vêm sendo abordadas dentro dos livros didáticos em um período com diversas reformas educacionais e com os debates de gênero e feminismo latentes na sociedade. Para o desenvolvimento da pesquisa, estabelece-se diálogo com autores como SILVA (2014), CHOPPIN (2004), PERROT (2012) e CHARTIER (1990), dentre outros.
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