Representações nos livros didáticos de História: qual o lugar do corpo ocupado pelas mulheres?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74837

Palavras-chave:

Mulheres, Livro Didático, Representação

Resumo

O presente trabalho propõe-se analisar e problematizar duas coletâneas de livros didáticos de História do Ensino Médio (1º a 3º. séries): Identidade em Ação e Moderna Plus (PNLD 2022 – 2024). Os objetivos desse trabalho tratam-se de analisar como  as mulheres são representadas nos seis livros didáticos de cada uma dessas coletâneas. Como essas representações estão desenvolvidas no conteúdo do livro, imagens, texto escrito, atividades, os discursos e ideologias apresentadas?Nesta perspectiva a pergunta norteadora do nosso trabalho consiste em: qual o lugar ocupado pelas mulheres nos Livros Didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas após a reforma do Ensino Médio (Lei Nº 3.415/2017). Este trabalho justifica-se visto a necessidade de compreender como as mulheres vêm sendo abordadas dentro dos livros didáticos em um período com diversas reformas educacionais e com os debates de gênero e feminismo latentes na sociedade. Para o desenvolvimento da pesquisa, estabelece-se diálogo com autores como SILVA (2014), CHOPPIN (2004), PERROT (2012) e CHARTIER (1990), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Maryane Alves Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Mestre História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2020). Tem experiência na área de História, com ênfase, nos seguintes temas: livro didático, representação e gênero.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em foco: história, produção e memória do livro didático. [Apresentação]. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 30, n. 3, jan. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300007. Acesso em: 21 abr. 2024.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2013.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Brasília: MEC/SEF, 2019.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. 2 ed. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2002.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educ. e Pesq., São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, jan. 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27957. Acesso em: 22 mar. 2023

GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970- 1990). Bauru, SP: EDUSC, 2004.

GRUPIONI, Luís Donizete Benzi; SILVA, Aracy Lopes da. A temática indígena no Brasil. Brasília: MEC/MARE.1995

MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Representações da Humanidade., [s. l.], v. 01, n. 57, p. 02-25, 2003.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012.

PINSKY, Carla Bassanezi. Estudos de Gênero e História social. 2. ed. Curitiba: World Laser, 2011.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. 2. ed. Recife: SOS Corpo, 1989.

SILVA, Isaíde Bandeira da. O Livro Didático de História no Cotidiano Escolar. Curitiba: Appris, 2014.

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

CAVALCANTE, Antonia Maryane Alves. Representações nos livros didáticos de História: qual o lugar do corpo ocupado pelas mulheres?. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024017, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74837. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74837. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.