O Protagonismo da mulher Tremembé de outrora para o advento do Cuiambá na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Sobral/CE
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74831Palavras-chave:
Mulher Tremembé, Protagonismo, EducaçãoResumo
Este trabalho foi realizado sobre o protagonismo de duas mulheres Tremembé, as quais tiveram muita relevância no processo de luta e conquista para a educação deste povo originário, localizado na Aldeia de Almofala no estado do Ceará. Nesse contexto à conquista do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé, chancelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), situado no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR). Sobretudo rompendo com o paradigma de um pensamento abissal moderno que ainda persiste em desconsiderar seus conhecimentos, saberes e práticas, pois historicamente a mulher indígena é considerada um ser humano inferior e subalternizado. Os procedimentos metodológicos seguiram de observação participante com anotações no diário de campo, entrevista, leituras e roda de conversas com os Tremembé. A fundamentação teórica tem base em Santos (2007), Haesbaert (2004), Walsh (2015), entre outros. Portanto, as duas mulheres Tremembé, Conceição Moura e Raimunda Marquês, protagonizaram a educação em suas comunidades de origem, mesmo diante de vários obstáculos demonstraram bravura ao superarem desafios e conquistarem a educação para seu povo, e em particular esse curso específico denominado pelos indígenas de Cuiambá, repleto de suas singularidades. Por isso, essas mulheres são construtoras de conhecimentos, saberes e práticas que culminam para a construção de seu protagonismo de mulher Tremembé, na aldeia e na sociedade.
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