Libros ilustrados de no ficción: conocer el mundo desde el aula de español en Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74827Palavras-chave:
Livros Ilustrados de Não Ficção, Espanhol como Segunda Língua, Letramento Informacional, Inovação EducacionalResumo
A sociedade atual requer o desenvolvimento de novas habilidades e competências comunicativas, além das ferramentas dos alunos para aprender a aprender na era da imediatez e do acesso à internet. É nessa busca por novos recursos inovadores, metodologias atraentes e materiais reais para os estudantes que surgem os livros ilustrados de não ficção. O presente artigo tem como objetivo compartilhar, por um lado, novos modelos didáticos para o desenvolvimento da competência informacional e midiática, ao mesmo tempo em que potencializa o aprendizado do espanhol como segunda língua (ELE); e, por outro lado, transferir as experiências na sala de aula universitária e de middle school nos Estados Unidos. Por meio de experiências práticas em sala de aula, demonstra-se como esses recursos fomentam a compreensão e a expressão em espanhol, estimulando tanto o aprendizado do idioma quanto o pensamento crítico, graças a materiais atrativos e à curiosidade de saber mais.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. La modernidad líquida. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, 2017.
COLMENARES, A. M. Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces Y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, v. 3, n. 1, p. 102-115, 2012. DOI: https://doi.org/10.18175/vys3.1.2012.07
KAMIL, M. L.; LANE, D. M. Researching the relation between technology and literacy: an agenda for the twenty-first century. In: REINKING, D. (Ed.). Handbook of literacy and technology: transformations in a post-typographic world. Mahwah: Erlbaum, 1998. p. 323–341.
MAC, M. Á. Propuesta de lectura intensiva. Textos, v. 20, p. 107-115, 1999.
PAPPAS, C. The information book genre: its role in integrated science literacy research and practice. Reading Research Quarterly, v. 41, n. 2, p. 226-250, 2006. DOI: https://doi.org/10.1598/RRQ.41.2.4
PATTE, Geneviève. Déjenlos leer. Los niños y las bibliotecas. México D.F.: Fondo de Cultura Económica, 2008.
PLATT, R. A world to discover. Walker Studio, 2018.
REYES, T. Métodos cualitativos de investigación: Los grupos focales y el estudio de caso. Fórum Empresarial, v. 4, n. 2, p. 74-87, 1999. DOI: https://doi.org/10.33801/fe.v4i2.2913
ROMERO CLAUDIO, C.; FLORIDO ZARAZAGA, B.; HEREDIA PONCE, H.; ROMERO OLIVA, M. F. Un viaje a la ciencia: aportaciones de los libros ilustrados de no ficción a un proyecto de innovación pedagógica aeroespacial. In: Promoción lectora y perspectivas socioeducativas de la literatura. 1. ed., 2022. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv2s0j66t.3
ROMERO OLIVA, M. F. Identidades docentes y formación del profesorado en Didáctica de la Lengua y la Literatura. 1. ed. Alemanha: Peter Lang, 2022. DOI: https://doi.org/10.3726/b19565
ROMERO OLIVA, M. F.; HEREDIA PONCE, H.; TRIGO IBÁÑEZ, E.; ROMERO CLAUDIO, C. Validación de parrilla de contenidos y desarrollo de plataforma digital de libros ilustrados de no ficción. Tejuelo, v. 34, p. 143-170, 2021. doi: https://doi.org/10.17398/1988-8430.34.143. DOI: https://doi.org/10.17398/1988-8430.34.143
SAMPÉRIZ, M.; TABERNERO, R.; COLÓN, M. J.; MANRIQUE, N. El libro de no ficción para prelectores. Análisis de las claves de construcción del discurso. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, n. 124, p. 73-90, 2020. doi: https://doi.org/10.18682/cdc.vi124.4418. DOI: https://doi.org/10.18682/cdc.vi124.4418
SÁNCHEZ VERGARA, I. Pequeña y Grande María Montessori. ALBA, 2022.
VOURVOULIAS, S. Nuestra América: 30 latinas/latinos inspiradores que han forjado la historia de Los Estados Unidos. Running Press Kids; Illustrated Edition, 2020.
WOLF, M. Lector, vuelve a casa: cómo afecta a nuestro cerebro la lectura en pantallas. Trad. M. Maestro. Deusto, 2020. (Trabajo original publicado en 2013).
YOUNG, T. A.; MOSS, B.; CORNWELL, L. The classroom library: A place for nonfiction, nonfiction in its place. Reading Horizons: A Journal of Literacy and Language Arts, v. 48, n. 1, p. 3, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carmen Romero Claudio, Blanca Florido Zarazaga, Salvador Gutiérrez Molero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)