Identidades em contexto: percepções dos alunos ouvintes sobre sinalizantes de Libras em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74820Palavras-chave:
Aluno surdo, Intérprete de Libras, Identidade, Ensino Fundamental, São Gonçalo do AmaranteResumo
A inclusão de alunos com deficiência auditiva em escolas regulares é desafiadora, contudo, essencial para promover um ambiente educacional mais inclusivo. A presença de intérpretes de Libras é fundamental, garantindo comunicação e participação efetiva dos alunos surdos. A Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia, situada em São Gonçalo do Amarante, Ceará, possui quatro alunos com deficiência auditiva, mas apenas um é assistido por um intérprete. Assim, esse estudo tem por objetivo apresentar uma descrição reflexiva sobre interação de alunos ouvintes com sua colega surda e a intérprete de Libras em uma turma do oitavo ano. Observe-se que a inclusão vai além da presença física, exigindo mudanças nas práticas pedagógicas e atitudes. Embora haja interesse dos alunos em aprender Libras, ainda há barreiras na comunicação direta com a aluna surda, destacando a necessidade de mais ações incluídas.
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