Identidades em contexto: percepções dos alunos ouvintes sobre sinalizantes de Libras em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74820

Palavras-chave:

Aluno surdo, Intérprete de Libras, Identidade, Ensino Fundamental, São Gonçalo do Amarante

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência auditiva em escolas regulares é desafiadora, contudo, essencial para promover um ambiente educacional mais inclusivo. A presença de intérpretes de Libras é fundamental, garantindo comunicação e participação efetiva dos alunos surdos. A Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia, situada em São Gonçalo do Amarante, Ceará, possui quatro alunos com deficiência auditiva, mas apenas um é assistido por um intérprete. Assim, esse estudo tem por objetivo apresentar uma descrição reflexiva sobre interação de alunos ouvintes com sua colega surda e a intérprete de Libras em uma turma do oitavo ano. Observe-se que a inclusão vai além da presença física, exigindo mudanças nas práticas pedagógicas e atitudes. Embora haja interesse dos alunos em aprender Libras, ainda há barreiras na comunicação direta com a aluna surda, destacando a necessidade de mais ações incluídas.

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Biografia do Autor

Mariana Costa Araújo , Universidade Estadual do Ceará

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguística – PosLA da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Letras Libras. Intérprete/Tradutora Libras/Língua Portuguesa. Professora de Educação Básica e Ensino Superior.

Antonio Renaldo Gomes Pereira , Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Mestre em Antropologia. Licenciado em Pedagogia. Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais. Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Antropologia e Imagem da Universidade Federal do Ceará. (LAI/UFC).

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

ARAÚJO , Mariana Costa; PEREIRA , Antonio Renaldo Gomes. Identidades em contexto: percepções dos alunos ouvintes sobre sinalizantes de Libras em sala de aula. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024013, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74820. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74820. Acesso em: 28 abr. 2025.

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