Análise longitudinal das notas dos Programas de Pós-Graduação brasileiros - 1998 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74109Palavras-chave:
Pós-Graduação no Brasil, Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira, Critérios de Avaliação., Pesquisa no Brasil.Resumo
Uma análise longitudinal da pós-graduação brasileira requer situar o processo de sua institucionalização. O marco legal de sua estruturação foi no ano de 1965, mas sua construção e consolidação se vinculam a um conjunto de empreendimentos que antecederam essa data. O Parecer n. 977 de 1965, do Conselho Federal de Educação, homologado e publicado em 1966, conceituou e normatizou os cursos de pós-graduação no Brasil, e o Parecer n. 77 de 1996, do mesmo conselho, estabeleceu as normatizações de organização e credenciamento. Considerando esse histórico, o objetivo deste trabalho é analisar, de forma longitudinal, as notas dos programas de pós-graduação no Brasil (1998-2017). Para isso, foi feita pesquisa bibliográfica e pesquisa longitudinal, utilizando técnicas de estatística descritiva uni e bivariada e de associação entre duas variáveis quantitativas, de dados disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, requeridos por solicitação à plataforma Fala.Br. Dentre os resultados, constatou-se que os programas mais antigos tendem a apresentar as melhores notas, e que a pós-graduação tem contribuído para a formação qualificada de recursos humanos, bem como desenvolvimento de produção científica e inovação no país.
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