VIVENCIAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Marina Feldman Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, marinaafeldman@gmail.com
  • Andréa Bertoletti Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, andibertoletti@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.56808

Palavras-chave:

Educação Infantil, Arte, Arte-Educação, Educação da Criança

Resumo

O presente artigo consiste em discussão teórica sobre os fundamentos estéticos da educação, no âmbito da Educação Infantil. Busca responder à pergunta: O que um educador deve ter em mente se deseja trabalhar com a arte com na Educação Infantil? A partir da tríade criar, fruir e refletir (conhecer-apreender-refletir), são desenvolvidos elementos entendidos como essenciais a uma prática educativa que compreenda, simultaneamente, os universos da experiência estética e da Educação Infantil. Tal reflexão, não leva a um “como fazer”, mas caminhos a serem pensados e trilhados pelo educador que deseje proporcionar às crianças momentos de criação, comunicação e expressão através da arte. Tais vivências podem ser proporcionadas a partir da organização do espaço, de propostas variadas, do uso de materiais e na interação com outras crianças. Nessa lógica, a posição do professor-propositor se configura como a de alguém que amplia as vivências possíveis, com vistas a auxiliar as crianças no cultivo de seu percurso criativo e de experimentação estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Feldman, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, marinaafeldman@gmail.com

Jornalista e especialista em docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede privada.

Andréa Bertoletti, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, andibertoletti@gmail.com

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Artes Visuais pela Universidade de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

 

Downloads

Publicado

29-11-2019

Como Citar

FELDMAN, Marina; BERTOLETTI, Andréa. VIVENCIAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 17, n. 1, p. 97–110, 2019. DOI: 10.5216/rppoi.v17i1.56808. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/56808. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.