VIVENCIAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.56808Palavras-chave:
Educação Infantil, Arte, Arte-Educação, Educação da CriançaResumo
O presente artigo consiste em discussão teórica sobre os fundamentos estéticos da educação, no âmbito da Educação Infantil. Busca responder à pergunta: O que um educador deve ter em mente se deseja trabalhar com a arte com na Educação Infantil? A partir da tríade criar, fruir e refletir (conhecer-apreender-refletir), são desenvolvidos elementos entendidos como essenciais a uma prática educativa que compreenda, simultaneamente, os universos da experiência estética e da Educação Infantil. Tal reflexão, não leva a um “como fazer”, mas caminhos a serem pensados e trilhados pelo educador que deseje proporcionar às crianças momentos de criação, comunicação e expressão através da arte. Tais vivências podem ser proporcionadas a partir da organização do espaço, de propostas variadas, do uso de materiais e na interação com outras crianças. Nessa lógica, a posição do professor-propositor se configura como a de alguém que amplia as vivências possíveis, com vistas a auxiliar as crianças no cultivo de seu percurso criativo e de experimentação estética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)