O PROTAGONISMO NEGRO NOS CONTOS DE FADAS MODERNOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.56432Palavras-chave:
Contos de Fadas Modernos, Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação AntirracistaResumo
Este artigo busca investigar os contos de fadas modernos, em particular as narrativas que apresentam personagens negras. Para isso, foram selecionados os livros Rapunzel e o Quibungo (2012) e Cinderela e Chico Rei (2015), ambos adaptados por Cristina Agostinho e Ronaldo Simões, e ilustrados por Walter Lara. O referencial para a análise foi ancorado, Nelly Machado (2002), Debus (2006, 2013, 2017), Coelho (2000, 2008), Vale (2001) e demais estudiosos da literatura para infância. A análise permitiu constatar a inserção dos elementos que dão novo significado às narrativas feéricas tradicionais, o que permite compreender e valorizar os elementos da cultura africana e afro-brasileira e a sua importância das releituras contemporâneas para uma educação antirracista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















