O PROTAGONISMO NEGRO NOS CONTOS DE FADAS MODERNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.56432

Palavras-chave:

Contos de Fadas Modernos, Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação Antirracista

Resumo

Este artigo busca investigar os contos de fadas modernos, em particular as narrativas que apresentam personagens negras. Para isso, foram selecionados os livros Rapunzel e o Quibungo (2012) e Cinderela e Chico Rei (2015), ambos adaptados por Cristina Agostinho e Ronaldo Simões, e ilustrados por Walter Lara. O referencial para a análise foi ancorado, Nelly Machado (2002), Debus (2006, 2013, 2017), Coelho (2000, 2008), Vale (2001) e demais estudiosos da literatura para infância. A análise permitiu constatar a inserção dos elementos que dão novo significado às narrativas feéricas tradicionais, o que permite compreender e valorizar os elementos da cultura africana e afro-brasileira e a sua importância das releituras contemporâneas para uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

Aline da Silva Dutra, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, aline.dutra777@gmail.com

Graduada em Pedagogia UFSC. Professora da Rede Municipal de Florianópolis (SC).

Eliane Santana Dias DEBUS, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, elianedebus@hotmail.com

 

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Publicado

28-11-2019

Como Citar

DUTRA, Aline da Silva; DEBUS, Eliane Santana Dias. O PROTAGONISMO NEGRO NOS CONTOS DE FADAS MODERNOS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 17, n. 1, p. 69–83, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.56432. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/56432. Acesso em: 7 nov. 2025.

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