PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.54827Palavras-chave:
História de instituições escolares, Padres Pallotinos, Fátima do SulResumo
RESUMO:Objetiva-se analisar os processos de implantação das primeiras instituições de ensino na cidade de Fátima do Sul, sul de Mato Grosso, com o intuito de compreender o papel da Igreja Católica, mais especificamente dos padres palotinos, no surgimento e funcionamento da escola paroquial primária “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”, criadas em 1957 e 1966, respectivamente. O recorte final delimita-se em 1971, por compreender que a Lei 5.692/1971 apresenta novas configurações para o ensino. As principais fontes coletadas e analisadas foram: entrevistas narrativas, livro Tombo da Igreja Matriz e fotografias. Tendo entre os referenciais teóricos Magalhães (2004), Buffa (2007) e Sanfelice (2007) a análise foi apresentada em duas partes: 1. Principais acontecimentos sobre a criação do município de Fátima do Sul até a implantação das primeiras instituições. 2. Surgimento e funcionamento da escola primária paroquial “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”. Conclui-se que sob influência dos movimentos da Igreja Católica na década de 1950, em prol da educação popular, o movimento social palotino construiu, em Fátima do Sul, as primeiras instituições educativas, de caráter confessional, representando “progresso” e “civilização” para o povo da cidade. De tal maneira que na década de 1960, a cidade era considerada avançada por contar, além do ensino primário, com o ensino secundário e cursos técnicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)