PANORAMA DE PRODUÇÕES NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO SOBRE AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL (1996-2016)

Autores

  • Magno Nunes Farias Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.
  • Wender Faleiro Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão - Campus I. Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120. Setor Universitário - CEP 75704-020 – Catalão, GO. E-mail: wender.faleiro@gmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v14.45664

Resumo

O presente estudo objetiva conhecer o cenário atual de produções científicas em Programas de Pós-graduações em Instituições de Ensino Superior do Brasil, que tenha tratado sobre as Licenciatura em Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitaviva. Com a coleta de dados das produções científicas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram encontradas 16 Dissertações e seis Teses, totalizando 22 trabalhos. Esse fato demonstra um pequeno número de estudos que envolvem a temática da Licenciatura em Educação do Campo, que pode ser explicado pelo fato de ser uma Licenciatura recente, tendo se iniciado em 2007 através das experiências-pilotos em quatro Universidades, se expandindo para 42 cursos até 2015. A concentração de produções na UFMG e na UnB de onde vem metade das dissertações e teses. Verificou-se que poucos estudos se propuseram a se debruçar sobre as questões dos Projetos Políticos-pedagógicos, além disso, os PPP quando foram analisados se debruçam sobre uma única realidade, tendo uma prevalência de pesquisas focadas nas Universidades que sediaram as experiências-pilotos da licenciatura, não tendo estudos que olhem as LEdoCs de maneira mais ampla, e que tentem resgatar sua dimensão em âmbito nacional, e que tente olhar para outras experiências, que fazem parte de institucionalizações mais recentes.

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Biografia do Autor

Wender Faleiro, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão - Campus I. Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120. Setor Universitário - CEP 75704-020 – Catalão, GO. E-mail: wender.faleiro@gmail.com.

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, com dissertação na área de Ecologia Vegetal. Doutorado em Educação na área de Práticas e saberes pela UFU (Enfase no Ensino Médio público). Tem experiência de quatro anos na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando nos cursos de Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG e Coordenador de TCC do curso de Pedagogia; Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Professor - Pesquisador no Programa de Formação Continuada de Professores CEPAE/UFU. e-mail: wender.faleiro@gmail.com / wender.faleiro@ufg.br

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Publicado

24-08-2018

Como Citar

FARIAS, Magno Nunes; FALEIRO, Wender. PANORAMA DE PRODUÇÕES NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO SOBRE AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL (1996-2016). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.69532/2178-4442.v14.45664. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/45664. Acesso em: 5 dez. 2024.