PANORAMA DE PRODUÇÕES NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO SOBRE AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL (1996-2016)
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v14.45664Resumo
O presente estudo objetiva conhecer o cenário atual de produções científicas em Programas de Pós-graduações em Instituições de Ensino Superior do Brasil, que tenha tratado sobre as Licenciatura em Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitaviva. Com a coleta de dados das produções científicas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram encontradas 16 Dissertações e seis Teses, totalizando 22 trabalhos. Esse fato demonstra um pequeno número de estudos que envolvem a temática da Licenciatura em Educação do Campo, que pode ser explicado pelo fato de ser uma Licenciatura recente, tendo se iniciado em 2007 através das experiências-pilotos em quatro Universidades, se expandindo para 42 cursos até 2015. A concentração de produções na UFMG e na UnB de onde vem metade das dissertações e teses. Verificou-se que poucos estudos se propuseram a se debruçar sobre as questões dos Projetos Políticos-pedagógicos, além disso, os PPP quando foram analisados se debruçam sobre uma única realidade, tendo uma prevalência de pesquisas focadas nas Universidades que sediaram as experiências-pilotos da licenciatura, não tendo estudos que olhem as LEdoCs de maneira mais ampla, e que tentem resgatar sua dimensão em âmbito nacional, e que tente olhar para outras experiências, que fazem parte de institucionalizações mais recentes.
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