INTELECTUAIS, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: OS PROFESSORES NA HISTÓRIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45053Palavras-chave:
intelectuais, história da educação, professoresResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre história intelectual e suas relações com a história da educação, na perspectiva de fomentar reflexões sobre as possibilidades de pesquisa abertas pela compreensão do professor como intelectual. Toma como ponto de partida algumas das diversas concepções acerca da noção de “intelectual”, discutindo suas especificidades e remetendo às ideias
de legitimidade e de reconhecimento social para caracterizar os limites ou fronteiras de sua ação na sociedade. Tais discussões enfatizam características específicas da sociabilidade nos meios intelectuais, conforme elaborado por Jean-François Sirinelli, e sugerem as potencialidades para as pesquisas em história da educação da percepção da atuação profissional dos professores de todos os níveis de ensino como expressão da ação de um segmento intelectual reconhecido socialmente. A parte final deste artigo apresenta alguns dos resultados alcançados no projeto de pesquisa “Intelectuais da Educação em Mato Grosso”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação e Memória (GEM), da UFMT, e suas possibilidades de desdobramentos em novas pesquisas sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Poíesis Pedagógica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)