ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33677Palavras-chave:
História da Educação, Acervos Digitais, Educação Primária RuralResumo
O objetivo deste texto é apresentar o trabalho de reunião e organização de fontes de pesquisa para o estudo da educação rural que vem sendo realizado no âmbito do projeto temático “História da Escola Primária Rural no Estado de São Paulo (1931 – 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar”, financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O acervo digital de fontes tem sido constituído por meio da identificação de documentos em arquivos escolares e órgãos da administração do ensino público de cidades do interior do estado de São Paulo. Mobilizando o diálogo entre o campo do patrimônio educativo, do patrimônio cultural e das ciências da informação, este texto ressalta os desafios de constituição do acervo digital em seus aspectos técnicos e informacionais, a relevância das fontes reunidas para a história da educação rural e problematiza o lugar dessas iniciativas nas políticas de preservação do patrimônio educativo.Downloads
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Publicado
29-03-2016
Como Citar
SOUZA, Rosa Fátima de. ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 192–208, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33677. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33677. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
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