DESVENCILHANDO LIAMES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: FINALIDADES INTRÍNSECAS DE UMA INSTITUIÇÃO CATÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33672Palavras-chave:
Formação de Professores, Faculdade de Filosofia, Ensino SuperiorResumo
Assim como dezenas de faculdades de filosofia que se espalhavam pelo Brasil em meados do século XX, a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe tinha como propósito central a formação de docentes para o ensino secundário e normal de outrora. Lançamos mão da hipótese que a criação de tal Faculdade, mantida e organizada por uma entidade denominada de Sociedade Sergipana de Cultura, está inserida em projetos maiores que perpassavam o ideário católico brasileiro. Então, neste trabalho temos como objetivo compreender como se processou a estratégia de criação dessa instituição de ensino superior e as finalidades intrínsecas que permearam a formação daqueles então alunos e futuros professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
OLIVEIRA, João Paulo Gama. DESVENCILHANDO LIAMES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: FINALIDADES INTRÍNSECAS DE UMA INSTITUIÇÃO CATÓLICA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 138–153, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33672. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33672. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2016 João Paulo Gama Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)