PROVINHA BRASIL: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU CLASSIFICATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.29581Resumo
Diante do baixo índice de desempenho em leitura dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental verificado pelas avaliações nacionais, o Ministério da Educação (MEC) vem tomando medidas com a justificativa de tentar resolver o problema. Dentre elas, destacamos aqui, a instituição da Provinha Brasil de Língua Portuguesa que, de acordo com o MEC, serve como um instrumento para avaliar o nível de alfabetização em que se encontra o aluno no 2º Ano do Ensino fundamental. O papel dessa avaliação, segundo documentos do MEC, seria levar o professor a reformular sua prática. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de analisar pesquisas relacionadas com a Provinha Brasil a partir de artigos publicados no Scielo em 2011 e 2012. Os artigos apontam diversos problemas ao avaliar a qualidade da Provinha Brasil, como: nº insuficiente de descritores para avaliar as habilidades de alfabetização e o letramento, variação no grau de complexidade de uma edição para outra, questões complexas para avaliar a capacidade de inferência, divergência entre a forma de trabalhar o conteúdo em sala de aula em relação ao que é cobrado na Provinha Brasil e treinamento constante dos alunos para que obtenham bons resultados na Provinha. Esses resultados apontados pelos autores indicam a necessidade de um currículo único para a alfabetização e nos levam a concluir a necessidade de que a Provinha Brasil ainda necessita de vários estudos e ajustes para realmente se constituir como um instrumento que sirva de indicador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-04-2014
Como Citar
SILVA, Patrícia Maria Machado da; ROSSI, Maria Aparecida Lopes. PROVINHA BRASIL: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU CLASSIFICATÓRIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 2, p. 77–92, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v11i2.29581. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/29581. Acesso em: 24 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2014 Patrícia Maria Machado da Silva, Maria Aparecida Lopes Rossi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)