BAKHTIN E A AVALIAÇÃO ESCOLAR: DIMENSÕES ÉTICAS NO ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

  • Ismael Ferreira Rosa Universidade Federal de Goias - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24142

Palavras-chave:

Avaliação, Sujeito, Língua

Resumo

Este artigo tem por fito, a partir do escrutínio de um simulado avaliativo de Língua Portuguesa (SIMA) aplicado ao sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Catalão-GO, analisar e problematizar o ato de avaliar no processo de ensino-aprendizagem de línguas, em especial, da língua portuguesa. Tendo por base os estudos bakhtinianos sobre sujeito, língua, ato e ética buscaram-se as noções balizadoras de sujeito e língua que suportaram a arquitetônica de tal SIMA e, em seguida, inquiriram-se essas noções, apontando algumas considerações que nada tiveram de procedimentais ou norteadoras de ações no âmbito da avaliação, apenas como suscitadoras de posicionamentos sobre o ato de avaliar, interpelando professores a empreenderem tomadas de posição em suas práticas avaliativas e proverem aberturas éticas nessas práticas, de modo a deixar um pouco de lado as marcas arraigadas do avaliar como mensurar um dado conhecimento, um dado saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Ferreira Rosa, Universidade Federal de Goias - Campus Catalão

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Bolsista CAPES). Mestre em Linguística e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Goiás – Câmpus Catalão. Secretário Executivo da Coordenação de Graduação da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Catalão. Professor de Língua Inglesa no Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Catalão. Membro integrante do Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP) da Universidade Federal de Uberlândia e pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português (GEPHPOR) da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Catalão.

Downloads

Publicado

11-05-2013

Como Citar

ROSA, Ismael Ferreira. BAKHTIN E A AVALIAÇÃO ESCOLAR: DIMENSÕES ÉTICAS NO ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 47–69, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24142. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24142. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.