A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC

Autores

  • João Wilson Savino Carvalho Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/Faced/UFU e professor da Universidade Federal do Amapá
  • Florinaldo Carreteiro Pantoja Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia -PPGED/Faced/UFU e professor da Universidade Federal do Amapá
  • Carlos Lucena Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia -PPGED/Faced/UFU. Pesquisador CNPQ e Fapemig

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.19988

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais, neoliberalismo, hermenêutica-dialética

Resumo

Trata-se de um estudo histórico das relações entre o pensamento epistemológico de F. A. Von Hayek e sua influência nas políticas públicas para a educação implementadas no período do Governo Fernando Henrique Cardoso, com apoio na metodologia hermenêutico-dialética, entendida sob a concepção de Maria Cecília Minayo, como uma linha de pensamento afim à fenomenologia que desenvolve a reflexão sobre a realidade como trabalho de interpretação, de busca de sentido, mediante a decifração de suas expressões simbólicas, considerando sempre que o fundamento da realidade é a dialética e seus princípios. O foco do estudo é nos fatores que viabilizam a compreensão da retomada do neoliberalismo em um governo de base social-democrática, o objetivo é a análise das consequências dessa política econômica para a educação brasileira, e em especial para a formação de docentes das séries iniciais do ensino fundamental, e a conclusão é que a expansão do tecnicismo e da lógica de mercado sob o disfarce de socialdemocracia permitiu ao Governo FHC a reorganização do sistema de formação de professores sob os interesses do mercado, com resultados nefastos para a educação brasileira como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-09-2012

Como Citar

CARVALHO, João Wilson Savino; PANTOJA, Florinaldo Carreteiro; LUCENA, Carlos. A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 1, p. 30–45, 2012. DOI: 10.69532/2178-4442.v10.19988. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/19988. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.