CONSIDERAÇÕES SOBRE A MASSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA ANÁLISE DE EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM THEODOR W. ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17300Palavras-chave:
teoria crítica, adaptação, educação, emancipaçãoResumo
Este texto tem como objetivo analisar a relação entre educação e emancipação, a partir da perspectiva apresentada pela teoria crítica, sobretudo pelos pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas obras de Theodor W. Adorno (1903/1969) aqui selecionadas, sendo elas: “Educação após Auschwitz”, “Educação para quê?”, “Educação contra barbárie” e “Educação e Emancipação”. Entrecruzamos essa análise com estudos da conjuntura de reformas educacionais ocorridas no Brasil, a partir dos anos 1990, que se materializa com um processo de desregulamentação e/ou novas regulamentações em matéria de legislação educacional e de organização dos sistemas e das escolas nos municípios brasileiros. Todo esse processo reformista nos leva a indagar as possibilidades de efetivar uma educação para a emancipação no século XXI, numa conjuntura de contradições inerentes à sociedade industrial, que evidencia a defesa da construção da democracia, mas que pressupõe, acima de tudo, uma adaptação social à sociedade de massa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-02-2012
Como Citar
BELO, Fernanda Ferreira. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MASSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA ANÁLISE DE EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM THEODOR W. ADORNO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 20–34, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17300. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17300. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2012 Fernanda Ferreira Belo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)