CONSIDERAÇÕES SOBRE A MASSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA ANÁLISE DE EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM THEODOR W. ADORNO

Autores

  • Fernanda Ferreira Belo Universidade Federal de Goias - Campus Catalão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17300

Palavras-chave:

teoria crítica, adaptação, educação, emancipação

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a relação entre educação e emancipação, a partir da perspectiva apresentada pela teoria crítica, sobretudo pelos pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas obras de Theodor W. Adorno (1903/1969) aqui selecionadas, sendo elas: “Educação após Auschwitz”, “Educação para quê?”, “Educação contra barbárie” e “Educação e Emancipação”. Entrecruzamos essa análise com estudos da conjuntura de reformas educacionais ocorridas no Brasil, a partir dos anos 1990, que se materializa com um processo de desregulamentação e/ou novas regulamentações em matéria de legislação educacional e de organização dos sistemas e das escolas nos municípios brasileiros. Todo esse processo reformista nos leva a indagar as possibilidades de efetivar uma educação para a emancipação no século XXI, numa conjuntura de contradições inerentes à sociedade industrial, que evidencia a defesa da construção da democracia, mas que pressupõe, acima de tudo, uma adaptação social à sociedade de massa.

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Publicado

25-02-2012

Como Citar

BELO, Fernanda Ferreira. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MASSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA ANÁLISE DE EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM THEODOR W. ADORNO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 20–34, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17300. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17300. Acesso em: 18 jan. 2025.

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