ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v6i1.10840Palavras-chave:
Geografia, Ensino-aprendizagem, Conceitos Geográficos, CartografiaResumo
A formação de profissionais críticos e reflexivos se torna necessidade diante do acelerado mundo competitivo. Nessesentido, a busca por novos caminhos para os professores que
atuam na primeira fase do Ensino Fundamental e alunos críticos, conscientes, dar-se-á a partir das transformações que precisam ser realizadas no cenário atual de nossas escolas. Em função destas questões, este trabalho tem por objetivo destacar a importância da construção de conceitos geográficos pela criança, especificamente o conceito “lugar”, que contribui para a compreensão do mundo em que vivem e atuam. Intimamente relacionada à edificação do conceito de lugar, será abordada a relevância da cartografia nos anos iniciais, possibilitando às crianças uma variedade de representações para o estudo dos lugares e do mundo.
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Publicado
10-08-2010
Como Citar
SANTOS, Juliana de Jesus. ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 95–112, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v6i1.10840. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10840. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
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Copyright (c) 2010 Juliana de Jesus Santos

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