ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1

Autores

  • Juliana de Jesus Santos UFG-CAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v6i1.10840

Palavras-chave:

Geografia, Ensino-aprendizagem, Conceitos Geográficos, Cartografia

Resumo

A formação de profissionais críticos e reflexivos se torna necessidade diante do acelerado mundo competitivo. Nesse
sentido, a busca por novos caminhos para os professores que
atuam na primeira fase do Ensino Fundamental e alunos críticos, conscientes, dar-se-á a partir das transformações que precisam ser realizadas no cenário atual de nossas escolas. Em função destas questões, este trabalho tem por objetivo destacar a importância da construção de conceitos geográficos pela criança, especificamente o conceito “lugar”, que contribui para a compreensão do mundo em que vivem e atuam. Intimamente relacionada à edificação do conceito de lugar, será abordada a relevância da cartografia nos anos iniciais, possibilitando às crianças uma variedade de representações para o estudo dos lugares e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-08-2010

Como Citar

SANTOS, Juliana de Jesus. ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 95–112, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v6i1.10840. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10840. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.