Chamada para Dossiê – Educação Popular e Formação de Professores em Ciências da Natureza
A temática proposta no dossiê tem como desafio reunir trabalhos relativos a aspectos diversos que tratem de questões sociais, pedagógicas e afetivas, seus desafios do tempo presente vivido no campo das formações nas licenciaturas em ciências da natureza e de todas as áreas de ensino do país, problematizando, em especial, o desafio de construção de uma educação mais justa e inclusiva para as classes populares. Neste escopo, vislumbra-se trabalhos que abarquem tanto a formação inicial e continuada de professores, como programas de incentivo à formação docente no país. Espera-se, ainda, trabalhos cujas análises possam contribuir com a compreensão de paradigmas e contextos educacionais que dialoguem com a educação popular e/ou com as perspectivas da educação em Ciências da Natureza. Os escritos devem conter reflexões de base teórica ou empírica, resultado de pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos e cujas contribuições possam subsidiar o debate, a reflexão e a construção de políticas públicas de formação de professores em ciências da natureza e de educação popular.
A submissão deve ser registrada como Dossiê. Serão selecionados 12 artigos inéditos. Caso o texto seja aprovado em avaliação, mas não selecionado para o Dossiê, entrará nas edições regulares, de acordo com as normas da revista.
O prazo para submissão se estenderá do dia 15 de dezembro de 2024 até 30 de janeiro de 2025 – 45 dias no total. Os resultados da avaliação serão publicados à medida que os textos forem aceitos ou recusados com data final o dia 28 de fevereiro de 2025. A publicação da edição ocorrerá entre os meses de março e maio de 2025.
Organização
Prof. Dra Camila Rocha Cardoso – GEPEEC-FaE/UFCAT
Prof. Dr. Janderson Vieira de Souza – GEPEEC-FaE/UFCAT
Prof. Dra. Maria Zenaide Alves - PPGEDUC/FaE/UFCAT