UMA INCURSÃO PELOS GÊNEROS MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA DO SEXTO ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v25i1.74474

Palavras-chave:

Gêneros multimodais, Língua Portuguesa, Livros didáticos

Resumo

O presente texto é um recorte da pesquisa em desenvolvimento: “Nas páginas dos livros didáticos de língua portuguesa do sexto ano: uma reflexão sobre os gêneros multimodais”. O objetivo deste estudo é analisar e compreender o uso dos gêneros multimodais em livros didáticos de Língua Portuguesa do sexto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa vincula-se na área de Linguística Aplicada, abordagem qualitativa e cunho documental. A fundamentação teórica pautou-se em: Bakhtin (2003); Bezerra (2010); Bittencourt (2008, 2020); Bunzen e Abreu-Tardelli (2020); Cassiano (2013); Freitag, Motta e Costa (1997); Gualberto, Pimenta e Santos (2018); Kress e Leeuwen (1996); Munakata (2012); Razzini (2000); Rojo e Moura (2012) e Soares (2002). O estudo encontra-se em fase de conclusão. Até o momento, verificou-se que as fontes documentais analisadas apresentaram o estudo dos gêneros textuais como protagonistas de capítulos e unidades. Especificamente acerca dos gêneros multimodais, objeto de estudo, percebeu-se o trabalho com HQs, anúncio publicitário, propaganda e poema visual, ciberpoema e infográfico como parte integrante de capítulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fabiano Braga dos SANTOS, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, luizfabiano@discente.ufg.br

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Selma Martines PERES, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, selma_martines_peres@ufcat.edu.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É docente da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFCAT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos sobre Leitura, atuando principalmente nos temas práticas de leitura, alfabetização e letramentos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes, 2003.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de Língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA; Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Livro Didático e saber escolar. 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Momento do livro didático brasileirp. In: ABRELIVROS. A história do livro didático brasileiro. São Paulo: Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, 2020. Disponível em: https://abrelivros.org.br/site/wp-content/uploads/2020/09/Abrelivros_A_Hist%C3%B3ria_do_Livro_Did%C3%A1tico_no_Brasil-girado.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.

BUNZEN, Clécio; ABREU-TARDELLI, Lília Santos (org.). Livro didático: dos contextos aos usos em sala de aula. Recife, PE: Pipa Comunicação, 2020.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na Educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. (Coleção Sociologia).

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

FREITAG, Barbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderley Ferreira da. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

GUALBERTO, Clarice Lage; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira; SANTOS, Záira Bomfante dos. Leitura e produção textual no contexto acadêmico: práticas e reflexões a partir da multimodalidade e da Semiótica Social. In: GUALBERTO, Clarice Lage; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira; SANTOS, Záira Bomfante dos (org.). Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. p. 13-35.

KERSCH, Dorotea Frank; COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti (org.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Reading images: the Grammar of Visual Desgin. New York: Routledge, 1996.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, v. 16, n. 69, p. 3-9, 1996. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2368. Acesso em: 11 abr. 2021.

MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA; Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MARCUSCHI, Luiz A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MAROUN, Cristiane Ribeiro Gomes Bou. O texto multimodal no livro didático de Português. In: VIEIRA, Josenia. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História de Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 179-197, set./dez. 2012.

OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 6º ano. 5. ed. Barueri, SP: IBEP, 2018.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Texto e discurso. Organon, v. 9, n. 23, p. 111-118, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/29365. Acesso em: 10 abr. 2021.

ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem – 6º ano. São Paulo: Moderna, 2018.

RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). 2020. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 5. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

TEIXEIRA, Lucia et al. Apoema: português 6. São Paulo: Editora do Brasil, 2018. (Coleção Apoema).

Downloads

Publicado

01/26/2022

Como Citar

SANTOS, Luiz Fabiano Braga dos; PERES, Selma Martines. UMA INCURSÃO PELOS GÊNEROS MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA DO SEXTO ANO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 85–108, 2022. DOI: 10.5216/lep.v25i1.74474. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/74474. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de temática livre

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.