REMANDO NAS REDES SOCIAIS: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR KOKAMA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v25i1.71630

Palavras-chave:

Educação indígena, Escola indígena, Kokama, Covid-19

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a reelaboração da educação escolar Kokama em tempo de pandemia de Covid-19, as formas de adaptação à imposição do distanciamento social, realçando o uso de tecnologias e a criação de materiais didáticos e recursos pedagógicos inovadores, criativos e lúdicos. O texto faz uma síntese das iniciativas do povo Kokama, em especial a partir da experiência da autora - professora e pesquisadora indígena - destacando o resultado do empenho de diversos agentes e instituições, como o movimento indígena e universidades públicas, ao enfrentaram os desafios de reelaborar a escola indígena neste contexto. Salienta-se o atual papel do ensino da língua Kokama, outrora quase desaparecida, que objetiva sua vitalização e que conta hoje com aplicativos de celular desenvolvidos especialmente para este fim. Além da observação participante, os procedimentos metodológicos incluíram a revisão bibliográfica e de fontes jornalísticas e a pesquisa narrativa.

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Biografia do Autor

Altaci Corrêa RUBIM, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil, altacirubim@gmail.com

Professora e pesquisadora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB), e do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia - PNCSA/UEA. Graduada em Normal Superior, pela Universidade do Estado do Amazonas (2005), e em Pedagogia, pela Universidade Leonardo Da Vinci (2009); Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSA/UFAM (2011) e Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB (2016).

Sheilla Borges DOURADO, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Goiás, Brasil, sheilla.dourado@gmail.com

Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisadora na Rede Nova Cartografia Social. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1999); Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2009); Doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará (2014). Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão (2017).

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Publicado

01/26/2022

Como Citar

RUBIM, Altaci Corrêa; DOURADO, Sheilla Borges. REMANDO NAS REDES SOCIAIS: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR KOKAMA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 43–60, 2022. DOI: 10.5216/lep.v25i1.71630. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/71630. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Vivências na Educação Escolar Indígena