EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE GÊNEROS DIGITAIS: ABORDAGEM COM FOCO NAS CONCEPÇÕES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.62281Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre os multiletramentos e a educação linguística por meio de uma abordagem possibilitada pelo ensino dos gêneros digitais, tais como: e-mail, blog, com foco na concepção que têm docentes da educação básica, sobretudo no que se refere às competências comunicativas e ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa para a ampliação dos letramentos. São discutidas as concepções de multiletramentos e gêneros digitais. Adotamos por contribuições teóricas: Kersch, Coscarelli e Cani (2016), Marcuschi e Xavier (2010), Rojo (2012, 2013), Rojo e Moura (2019). O corpus da análise se constituiu de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os docentes avaliam o ensino de gêneros digitais como possibilidade de ampliação dos letramentos dos alunos e afirmam que fazem uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua. A investigação evidencia que o ensino de gêneros digitais pode ampliar as competências linguísticas relacionadas à cibercultura.
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