ENCAIXAMENTO COMO RECURSO DE SIGNIFICADO LINGUÍSTICO EM UMA CARTA ABERTA AO SENHOR GOVERNADOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57508Resumo
Dentre diversas medidas governamentais que têm sido propostas no estado do Rio Grande do Sul em relação à educação, o Projeto de Lei nº 44/2016 tem suscitado debates, pois pode resultar mudanças no papel da profissão de professor. Como resposta, professores de uma escola estadual da cidade de Santa Maria elaboraram uma Carta Aberta, em 2017, dirigida ao Sr. José Ivo Sartori, Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Neste artigo, identificamos os significados enfatizados por meio de determinado mecanismo semogênico, denominado encaixamento, nessa Carta Aberta, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional propostos por Halliday e Matthiessen (2014). Como procedimento de análise, primeiramente efetuamos um mapeamento das orações para averiguar as ocorrências de encaixamento. Após, selecionamos cinco categorias temáticas para análise: Escola, Educadores, Estado, Reivindicação e Contexto e Políticas Educacionais no Rio Grande do Sul, que se destacaram pela recorrência e por sua relevância para o propósito da Carta. A análise evidenciou, além da grande ocorrência de encaixamentos, o papel determinante desse tipo de processo semogênico para a argumentação da legitimidade da reivindicação a que a Carta se propõe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UFG a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Linguagem: estudos e pesquisas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UFG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.
- Feitas todas as correções indicadas pelos editores e pareceristas e após o aceite final, os autores deverão enviar um documento assinado para os e-mails da revista nos seguintes termos:
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido a publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, editada pela Universidade Federal de Goiás, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Federal de Goiás e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).