IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57459Resumo
O presente artigo pretende contribuir com reflexões referentes as identidades de gênero perante a exibição do vídeo “Acorda Raimundo” nas aulas de língua inglesa. Este artigo responde a duas questões: Como as aulas de língua inglesa podem contribuir para (des)naturalizar os papéis atribuídos para mulheres e homens? Como os papéis de gênero são vividos e naturalizados para mulheres e homens na sociedade? O referencial teórico utilizado está ancorado em Louro (1997, 2007), Moita Lopes (2002), Auad (2003, 2006), Butler (2010), Melo (2015) Ferreira (2006, 2012, 2015), Hall (2011), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015). A metodologia utilizada neste estudo foi no contexto de grupo focal com 8 estudantes de uma turma de 2 Série do Ensino Médio, pertencentes a uma Escola Pública do Paraná. Os resultados da pesquisa demonstram que se faz necessário desconstruir estereótipos, preconceitos, machismo e sexismo nas relações de gênero, podendo encontrar na língua inglesa importantes contribuições para a construção de uma sociedade mais humana para todas as pessoas. Concluímos que, abordagens, em sala de aula, com temáticas envolvendo questões de gênero, são importantes porque possibilitam que professoras/es e estudantes reflitam criticamente sobre os discursos e práticas que reforçam as desigualdades entre mulheres e homens nas diferentes formas de manifestação do “ser” mulher/homem na sociedade.
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