A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v21i1.52228Resumo
O presente estudo constitui uma análise preliminar aos estudos da tese de doutoramento em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do materialismo histórico, como as práticas discursivas do SEBRAE e Parceiros constroem representações sobre a mulher no mundo do trabalho com a escritura do discurso capitalista. Busca também compreender o processo de produção de sentidos e identificar a desigualdade nas relações de gênero, sendo regidas e determinadas pelas relações de classe, por meio do antagonismo Capital X Trabalho. Para tanto, interessa, nesse estudo, o sujeito do discurso, de modo a desvelar alguns aspectos sociais que versam sobre a mulher na atualidade por meio da análise sobre os indicadores de homens e mulheres no mercado de trabalho a partir de sequências discursivas dos relatórios executivos do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015 e do Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016. O corpus da pesquisa - o material empírico dos relatórios executivos supracitados - ratifica as desigualdades no mercado de trabalho, historicamente, como um lócus fundamental de análise de gênero, uma vez que explicita as relações de poder que se articulam e reforçam assimetrias em outros campos da vida social, sobretudo porque o discurso remete a exploração da mulher pelo mercado/SEBRAE. Os resultados da pesquisa apontam que as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho, com rendimentos menores que os homens e que a dupla jornada de trabalho incide impactos diferenciados sobre suas vidas.
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