A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Cristiane Gomes de SOUZA Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v21i1.52228

Resumo

O presente estudo constitui uma análise preliminar aos estudos da tese de doutoramento em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do materialismo histórico, como as práticas discursivas do SEBRAE e Parceiros constroem representações sobre a mulher no mundo do trabalho com a escritura do discurso capitalista. Busca também compreender o processo de produção de sentidos e identificar a desigualdade nas relações de gênero, sendo regidas e determinadas pelas relações de classe, por meio do antagonismo Capital X Trabalho. Para tanto, interessa, nesse estudo, o sujeito do discurso, de modo a desvelar alguns aspectos sociais que versam sobre a mulher na atualidade por meio da análise sobre os indicadores de homens e mulheres no mercado de trabalho a partir de sequências discursivas dos relatórios executivos do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015 e do Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016. O corpus da pesquisa - o material empírico dos relatórios executivos supracitados - ratifica as desigualdades no mercado de trabalho, historicamente, como um lócus fundamental de análise de gênero, uma vez que explicita as relações de poder que se articulam e reforçam assimetrias em outros campos da vida social, sobretudo porque o discurso remete a exploração da mulher pelo mercado/SEBRAE. Os resultados da pesquisa apontam que as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho, com rendimentos menores que os homens e que a dupla jornada de trabalho incide impactos diferenciados sobre suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Gomes de SOUZA, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió; Mestre em Serviço Social, pela Universidade Federal de Alagoas; e Doutoranda em Letras e Linguística, pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como Citar

SOUZA, Cristiane Gomes de. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO SEBRAE E SEUS PARCEIROS INSTITUCIONAIS. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/lep.v21i1.52228. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/52228. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição comemorativa - Estudos linguísticos