A REALIZAÇÃO DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO NO PB E NO PE: RESULTADOS GERAIS DE UM ESTUDO

Autores

  • Niguelme Cardoso ARRUDA IFSC-Campus Criciúma.

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i2.45824

Resumo

Neste artigo, são apresentados resultados de um estudo norteado pela perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Variacionista, tendo como foco a investigação de um fenômeno linguístico de natureza sintática (a realização do objeto direto anafórico) no português brasileiro (PB) e no português europeu (PE). Os dados para análise foram obtidos de corpora organizados a partir de entrevistas veiculadas em programas de auditórios, permitindo, assim, a comparação entre as duas variedades linguísticas, posto que, de um lado, os falantes estariam expostos a situações semelhantes de uso da língua e, de outro, os dados pertenceriam a uma mesma sincronia. Os dados foram submetidos à análise estatística, cujas frequências foram obtidas a partir do programa GoldVarb X. Os resultados apontaram para uma alta frequência de objeto nulo nas variedades do português, fornecendo evidências de que, resguardadas as diferenças quantitativas, há semelhanças em relação aos contextos que favorecem a realização desse fenômeno linguístico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niguelme Cardoso ARRUDA, IFSC-Campus Criciúma.

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara, professor de Língua Portuguesa do IFSC-Campus Criciúma.

Downloads

Publicado

03/09/2017

Como Citar

ARRUDA, Niguelme Cardoso. A REALIZAÇÃO DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO NO PB E NO PE: RESULTADOS GERAIS DE UM ESTUDO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i2.45824. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/45824. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre