O TAMASHEQ NA CONVERGÊNCIA COM O FRANCÊS NO TERRITÓRIO AFRICANO: CASO DO POVO TUAREGUE NO DESERTO DO SAARA, NORTE DO MALI

Autores

  • Moussa DIABATE Universidade Presbiteriana Mackenzie-Campus Higienópolis
  • Cláudia Regina M. de OLIVEIRA Universidade Presbiteriana Mackenzie-Campus Higienópolis

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i2.45813

Resumo

Esta investigação centra-se no Tamasheq na convergência com o Francês no território africano (Mali). A escolha do tema justifica-se porque a área de substrato Tamasheq / Francês fundamentado na Pedagogia Convergente permanece pouco explorada. O objetivo geral é o de registrar e analisar dados sobre o funcionamento do bilinguismo na aprendizagem de alunos cuja língua nacional é o Tamasheq no contexto escolar de aulas ministradas em Francês. A investigação constituiu–se de: busca de literatura referente à Pedagogia Convergente. A reflexão, à luz da fundamentação teórica reiterou a contribuição da Pedagogia Convergente para a qualidade da aprendizagem escolar de estudantes tamasheq e a relevância do ambiente de estudo marcado pelo ensino bilíngue Tamasheque e Francês. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moussa DIABATE, Universidade Presbiteriana Mackenzie-Campus Higienópolis

Doutorando pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-Campus Higienópolis-SP no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura

Cláudia Regina M. de OLIVEIRA, Universidade Presbiteriana Mackenzie-Campus Higienópolis

Mestranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-Campus Higienópolis-SP no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura.

Downloads

Publicado

03/09/2017

Como Citar

DIABATE, Moussa; OLIVEIRA, Cláudia Regina M. de. O TAMASHEQ NA CONVERGÊNCIA COM O FRANCÊS NO TERRITÓRIO AFRICANO: CASO DO POVO TUAREGUE NO DESERTO DO SAARA, NORTE DO MALI. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i2.45813. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/45813. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático As línguas africanas no Brasil e em África: identidade e cultura