ESPAÇO E SENTIDOS: UMA TOPOANÁLISE DE “VILA DOS CONFINS”

Autores

  • Lásaro José AMARAL Faculdade Cidade de Coromandel - FCC
  • Ozíris BORGES FILHO Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v19i2.41233

Resumo

O presente artigo faz uma análise do espaço da furna descrito na obra “Vila dos Confins” (1974) de Mário Palmério. Analisa também o caminho que o Padre Sommer, juntamente com os companheiros, percorre até chegar à mesma. Para tal análise, será utilizadaa metodologia da topoanálise. Os espaços em que o religioso atua na caçada à onça, bem como o local onde este acua e mata a jaguarana fornecem um valioso conjunto de representações espaciais carregados de efeitos de sentido. O Sertão dos Confins conduz os atos e acontecimentos narrados na trama de forma a propiciar as ações das personagens. Os estudos teóricos de Bachelard (2013), Borges Filho (2007), entre outros, proporcionarão uma melhor compreensão, no que tange às características do espaço na obra literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lásaro José AMARAL, Faculdade Cidade de Coromandel - FCC

Mestrando em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão. Professor de Língua e Comunicação da Faculdade Cidade de Coromandel - FCC. Bolsista da FAPEG.

 

Ozíris BORGES FILHO, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Estudos literários. Professor do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da UFG/Regional Catalão. Professor de Teoria da Literatura da UFTM.

Downloads

Publicado

05/10/2016

Como Citar

AMARAL, Lásaro José; BORGES FILHO, Ozíris. ESPAÇO E SENTIDOS: UMA TOPOANÁLISE DE “VILA DOS CONFINS”. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/lep.v19i2.41233. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/41233. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre