“GÍRIA PORTUGUESA” E BRASILEIRISMOS NOS INÍCIOS DO SÉCULO XX: O DICIONÁRIO DE ALBERTO BESSA

Autores

  • Maria Filomena GONÇALVES Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v18i2.39576

Resumo

Neste artigo analisamos um corpus extraído de “A gíria portugueza. Esbôço de diccionario de ‘calão’”, obra publicada em 1901 por Alberto Bessa (1861-1938), jornalista e escritor português. O nosso corpus reúne 365 palavras e expressões que apresentam a marca “brasileirismo” (braz.) naquele dicionário. Bessa baseou-se em fontes escritas (antigas e modernas) – livros e jornais –, levando igualmente em consideração a “tradição oral”. O objectivo deste trabalho é analisar aquelas unidades para verificar quais são, até aos nossos dias, realmente distintivas do Português Brasileiro. Com este propósito, as palavras e expressões foram organizadas de acordo com os campos semânticos mais representados e, por outro lado, foram examinadas em função da sua tipologia (unidades simples, compostas, expressões fraseológicas). Do mesmo modo, foram identificados e analisados os brasileirismos de origem africana e indígena. Os dados do corpus foram confrontados com a lexicografia portuguesa e brasileira, de maneira a ser determinada a vitalidade dos brasileirismos assinalados por Bessa nos inícios do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Filomena GONÇALVES, Universidade de Évora

Departamento de Linguística e Literaturas da Escola de Ciências Sociais, na Universidade de Évora. Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora/Fundação para a Ciência e Tecnologia CIDEHUS-UÉ/FCT – Évora - Portugal.

Downloads

Publicado

01/28/2016

Como Citar

GONÇALVES, Maria Filomena. “GÍRIA PORTUGUESA” E BRASILEIRISMOS NOS INÍCIOS DO SÉCULO XX: O DICIONÁRIO DE ALBERTO BESSA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/lep.v18i2.39576. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/39576. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Texto da autora convidada