AULA DE CAMPO
um olhar sob as fitofisionomias do Cerrado na Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê, Distrito Federal, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.70261/er.v26i1.74725Palavras-chave:
Aula de campo, Granja do Ipê, Fitofisionomias do CerradoResumo
Esse artigo relata a experiência de uma Caminhada Geoecológica realizada com os estudantes do terceiro semestre, da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Brasília. Ocorreu na Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê (DF) e buscou conceber as bases práticas para a leitura geográfica das fitofisionomias do Cerrado e os limites das unidades paisagísticas locais. O intuito foi promover o reconhecimento da vegetação do bioma e também despertar a atenção crítica discente para a paisagem local, natural e/ou construída, seus usos, os conflitos, as disputas e problemáticas socioambientais associadas. Esses aspectos foram discutidos, no trajeto pré-estabelecido, durante o percurso de 7.589km da Caminhada. Em termos metodológicos realizou-se uma revisão de literatura no quer tange aos conceitos: atividade de campo, caminhada geoecológica e uso da leitura integrada da paisagem; caracterização fito fisionômica do Bioma Cerrado; e categorias de Unidades de Conservação. A atividade confirmou-se como uma importante ferramenta de leitura integrada da paisagem; permitiu a discussão crítica sobre as conflitualidades resultantes do acesso e uso aos seus elementos constituintes; e por fim, apontou para a necessidade de utilização dos recursos naturais, da região, de forma responsável.
Referências
AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2ª Ed. 2003.
ADASA. Mapa Hidrográfico do Distrito Federal. Disponível em: http://adasa.df.gov.br Acesso em: 29 de mar. de 2024.
BERTRAND, Georges. Paisagem e Geografia Física global: Esboço metodológico. Cadernos de Ciências da Terra. Instituto de Geografia (USP), nº. 18, 1978.
BRASIL. Lei Nº 9.985 de 18/07/2000: institui o Sistema de Unidades de Conservação/SNUC. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm Acesso em: 14 de jun. de 2024.
DISTRITO FEDERAL. Decreto 19.434, de 15/07/1998: criação da AREI da Granja do Ipê. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/34309/exec_dec_19431_1998.html> Acesso em: 15 de abr. de 2024.
DISTRITO FEDERAL, Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal. Disponivel em: http://adasa.df.gov.br Acesso em: 15 de abr. de 2024.
DISTRITO FEDERAL, Agência Brasilia. Disponivel em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/ Acesso em: 15 de abr. de 2024.
DISTRITO FEDERAL. Empresa de Regularização de Terras Rurais. Disponível em: https://www.etr.df.gov.br/2024/04/02/etr-convoca-mais-de-100-produtores-para-regularizar-terras-rurais/ Acesso em: 30 de mar. de 2024.
DISTRITO FEDERAL. Instrução Normativa nº 164 de 19/08/2013: Plano de Manejo da ARIE da Granja do Ipê. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/74872/Instru_o_Normativa_164_19_08_2013.html Acesso em: 12 de jun. de 2024.
DISTRITO FEDERAL. O ouro da Granja: um guia para os tesouros da ARIE da Granja do Ipê. Instituto Brasília Ambiental/IBRAM. Coleção Comunidades de Conservação – ARIE Granja do Ipê. – Riacho Fundo II: IBRAM, 2017. Disponível em: https://www.ibram.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/O-Ouro-da-Granja_2017-09-25_web-min.pdf Acesso em: 15 de jun.
de 2024.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA/EMBRAPA. Disponível em: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/bioma-cerrado Acesso em: 17 de abr. de 2024.
HURTADO, Lina Maria; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Resistir y re-existir. GEOgraphia, vol: 24, n. 53, 2022, p. 1 -10.
LIMA, Vanúzia Brito; ASSIS; Lenilton Francisco de. Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral (CE): uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa de Geografia de Sobral. Sobral, v. 6/7, n. 1, 2004/2005.
MORAIS, Antônia Nayara Sério de; OLIVEIRA-COSTA, Jorge Luis P. O QUE É GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS? ELEMENTOS PARA UMA SÍNTESE. Ciência Geográfica - Bauru - XXVII - Vol. XXVII - (2): Janeiro/Dezembro – 2023. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXVII_2/agb_xxvii_2_web/agb_xxvii_2-43.pdf Acesso em: 15 de abr. de 2024.
NEVES, C. E. D. & SALINAS, E. A paisagem na geografia física integrada: impressões iniciais sobre sua pesquisa no Brasil entre 2006 e 2016. Revista do Departamento de Geografia, 124- 137, 2017.
OLEQUES, L.C.; BOER, N. Saída de campo: atividade que possibilita explorar uma diversidade de conteúdos no meio ambiente. Vidya, v. 26, n. 1, 2006.
OLIVEIRA, Washington Candido de. Urbanização do território como uma convergência de interesses no Distrito Federal, Brasil. Patryter. Brasília, vol. 3, n. 5, pp. 42-57, 2020. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/6040/604063281011/html/> Acesso em: 20 de abr. de 2024.
REATTO, Adriana. CORREIA, João. R., SPERA, Silvio T. MARTINS, Éder de S. Solos do bioma Cerrado: aspectos pedológicos. P.108-151, In: SANO, Sueli K.; ALMEIDA Semíramis P. de; RIBEIRO, José F.. (ed.) Cerrado: ambiente e flora. Brasília, 2008. Embrapa Cerrados, Vol. 1, 410 p. Disponível em: Acesso em: 15 de jun. de 2024.
RIBEIRO, José Felipe e WALTER, Bruno M. Teles. As Principais Fitofisionomias do Bioma Cerrado. P. 151-2012. In: SANO, Sueli K.; ALMEIDA Semíramis P. de; RIBEIRO, José F.. (ed.) Cerrado: ambiente e flora. Brasília, 2008. Embrapa Cerrados, Vol. 1, 410 p. Disponível em: Acesso em: 10 de jun. de 2024.
RODRIGUES, Antônia Brito; OTAVIANO, Claudia Arcanjo. Guia metodológico de trabalho de campo em Geografia. Revista Geografia. Londrina, v. 10, n. 1, jan/jun, 2001. p. 35-43.
SANSOLO, Davis Gruber. O trabalho de campo e o ensino de Geografia. Revista GEOUSP. Espaço e Tempo. São Paulo: v. 7, EDUSP, 2000. p. 135-145.
__________. A importância do trabalho de campo no ensino de Geografia e para a Educação Ambiental. 1996. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo 1996.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica, Razão e Emoção. 3ª Edição. São Paulo: Edusp (Editora da USP), 2012.
SENICIATO, Tatiana e CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências - um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v.10, n.1, p.133-147, 2004.
PIVELLO, Vânia R. Os cerrados e o fogo. ComCiência, versão On-line. Campinas, n. 105, 2009. Disponível em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000100010&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 10 de jun. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EDILENE AMÉRICO SILVA, José Vandério Cirqueira Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Espaço em Revista.Catalão, GO, Brasil. e-ISSN: 2965-5609
This work is licensed under CC BY 4.0