AULA DE CAMPO

um olhar sob as fitofisionomias do Cerrado na Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê, Distrito Federal, Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70261/er.v26i1.74725

Palavras-chave:

Aula de campo, Granja do Ipê, Fitofisionomias do Cerrado

Resumo

Esse artigo relata a experiência de uma Caminhada Geoecológica realizada com os estudantes do terceiro semestre, da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Brasília. Ocorreu na Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê (DF) e buscou conceber as bases práticas para a leitura geográfica das fitofisionomias do Cerrado e os limites das unidades paisagísticas locais. O intuito foi promover o reconhecimento da vegetação do bioma e também despertar a atenção crítica discente para a paisagem local, natural e/ou construída, seus usos, os conflitos, as disputas e problemáticas socioambientais associadas. Esses aspectos foram discutidos, no trajeto pré-estabelecido, durante o percurso de 7.589km da Caminhada. Em termos metodológicos realizou-se uma revisão de literatura no quer tange aos conceitos: atividade de campo, caminhada geoecológica e uso da leitura integrada da paisagem; caracterização fito fisionômica do Bioma Cerrado; e categorias de Unidades de Conservação. A atividade confirmou-se como uma importante ferramenta de leitura integrada da paisagem; permitiu a discussão crítica sobre as conflitualidades resultantes do acesso e uso aos seus elementos constituintes; e por fim, apontou para a necessidade de utilização dos recursos naturais, da região, de forma responsável.

Biografia do Autor

EDILENE AMÉRICO SILVA, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília/UnB, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFG/Iesa e graduada em Geografia pela UFC. Docente do quadro permanente do Instituto Federal de Brasília, atuando no ensino básico, técnico e tecnologico, no curso de graduação em Geografia e no Mestrado Profissionalizante em Geografia/PROFGEO da UnB.

 

José Vandério Cirqueira Pinto, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Doutor em Geografia pela Unesp, campus Presidente Prudente, mestre em Geografia pela UFG/Iesa e graduado em Geografia pela UEG. Docente do quadro permanente do Instituto Federal de Brasília, atuando no ensino básico, técnico e tecnológico, no curso de graduação em Geografia nos campos história do pensamento e epistemologia da geografia, e no Mestrado Profissionalizante em Geografia/PROFGEO.

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Publicado

04.09.2024

Como Citar

AMÉRICO SILVA, EDILENE; CIRQUEIRA PINTO, José Vandério. AULA DE CAMPO : um olhar sob as fitofisionomias do Cerrado na Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê, Distrito Federal, Brasil. Espaço em Revista, Catalão, v. 26, n. 1, p. 161–179, 2024. DOI: 10.70261/er.v26i1.74725. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/74725. Acesso em: 14 out. 2024.

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