O ESTADO DA ARTE ACERCA DA GEOEDUCAÇÃO
THE STATE OF THE ART ABOUT GEOEDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.70261/er.v25i2.74674Resumo
A geoeducação surge como um campo interdisciplinar dinâmico, buscando integrar Geografia e Educação Ambiental (EA) para promover o entendimento da interação entre o ser humano e a paisagem. Ela visa criar a percepção do espaço geográfico, levando as pessoas a se enxergarem como parte da natureza e compreenderem sua relação com o meio ambiente. Essa abordagem pode influenciar atitudes e ações em prol da geoconservação, focada na preservação da biodiversidade e do patrimônio natural e histórico. Este artigo de caráter qualitativo, por meio de uma pesquisa de estado da arte, explora a produção acadêmica sobre geoeducação. Foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para analisar se a abordagem da geoeducação prevalece em espaços formais ou não formais. Os dados revelam que a temática é predominantemente explorada em espaços não formais, deixando uma lacuna na integração destes dois espaços educacionais. Para superar esse desafio, é necessário que seja desenvolvido mais pesquisas que estabeleçam uma confluência entre esses espaços.
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Copyright (c) 2024 Adriana Cristina Serpa Silva, Clayton Angelo Silva Costa

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Espaço em Revista. Catalão, GO, Brasil. e-ISSN: 2965-5609
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