DELIMITAÇÃO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE DO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAGUARI (SP) A PARTIR DOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA

DELIMITATION OF PROTECTED AREAS OF JAGUARI RIVER UPPER WATERSHED (SP) FROM THE MUNICIPALITIES COVERED

Autores

  • Natasha Marques de Paula Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Raul Reis Amorim UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Ulises Magdalena Rodrigo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.70261/er.v24i2.71578

Resumo

As áreas de proteção permanente inseridas na categoria internacional de áreas protegidas apresentam importantes funções eco hidrológicas, como a estabilidade geológica, manutenção ecossistêmica, garantia do bem-estar humano e conservação hídrica. No Brasil, são definidas pela Lei n. 12.651/2012 que, após ser reformulada, vêm apresentando significativas mudanças. Com a expansão das cidades e das atividades antrópicas, torna-se relevante, nesse sentido, trabalhos correlatados a identificação dessas áreas por mapeamento com a finalidade de obter-se conhecimento sobre o território para a adoção de políticas públicas. Assim, a pesquisa objetivou delimitar essas áreas protegidas do alto curso da bacia hidrográfica do rio Jaguari e caracterizar os conflitos de uso e ocupação da terra por meio dos Sistemas de Informação Geográfica e da adoção de um Modelo Digital de Elevação Hidrologicamente Consistente. Como resultado, desafios foram encontrados como subjetividades na Lei nº12651/2012 e a necessidade do estabelecimento de padrões nos critérios para delimitação das áreas protegidas.

Biografia do Autor

Natasha Marques de Paula Santos, Universidade Estadual de Campinas

É graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é mestranda em Geografia também pela Unicamp.

Ulises Magdalena Rodrigo, Universidade Estadual de Campinas

Estudante de Doutorado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Engenharia de Biossistemas e Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Possui Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM. Atuou no Laboratório de Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (SAGE/COPPE-UFRJ) e no grupo de pesquisa REDE ABROLHOS no desenvolvimento de estudos aplicados à conservação marinha. Participou do projeto SiBBr no Núcleo de Computação Científica e Geoprocessamento do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ. Foi membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2011 - 2013). Participou do programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da UFF, no curso de Engenharia Geotécnica e Geoambiente no Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP, em Portugal, no primeiro semestre de 2014.

Downloads

Publicado

14.02.2023

Como Citar

MARQUES DE PAULA SANTOS, Natasha; REIS AMORIM, Raul; MAGDALENA RODRIGO, Ulises. DELIMITAÇÃO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE DO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAGUARI (SP) A PARTIR DOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA: DELIMITATION OF PROTECTED AREAS OF JAGUARI RIVER UPPER WATERSHED (SP) FROM THE MUNICIPALITIES COVERED. Espaço em Revista, Catalão, v. 24, n. 2, p. 33–52, 2023. DOI: 10.70261/er.v24i2.71578. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/71578. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES