A PANDEMIA E O MEDO DE NÃO SABER O QUE COMER AMANHÃ
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v20i01.74465Resumo
O panorama de insegurança alimentar, amplificado pela pandemia de Covid-19, tem como pano de fundo a expansão da pobreza e o contínuo desmonte de políticas públicas em curso no país nos últimos anos, em particular as associadas à Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Contudo, apesar do quadro anterior de insegurança alimentar no país ser grave, em 2022, com o avanço da crise sanitária, foram cerca de 33 milhões as pessoas atingidas pela fome no Brasil. É nesse cenário que esta pesquisa se propôs a conduzir o olhar para um bairro popular da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, de modo a observar algumas das estratégias acionadas por seus moradores para lidar com a expansão da insegurança alimentar.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).