OS DOIS OFÍCIOS – TRAJETÓRIAS CONVERGENTES NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v20i01.67352Resumo
Esse artigo nasceu de convergências entre memória pessoal e memória geracional. Nasceu ainda da necessidade de fazer uma espécie de acerto de contas com a ourivesaria, ofício que meu pai me ensinou e que exerci por uma década, e do qual muito me orgulho. Mas também olhar uma trajetória como professor e historiador, ofícios que hoje exerço. Desse modo, pretendo fazer um percurso afetivo-profissional pelos dois ofícios que um dia abracei simultaneamente, a ourivesaria e o magistério. Nas suas confluências compreendo melhor o meu fazimento, em busca de mim e dos outros de mim mesmo. E percebo que os dois ofícios têm muita coisa em comum, como artesanato que são: permitem construir marcas identitárias que permanecem nos corpos, nas mentes e nos corações. No percurso, refaço reflexões sobre representações coletivas, História e memória, propiciadas pelos debates que travei com os professores e os colegas quando cursava o Mestrado em História.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).