A MULHER INDÍGENA E O PROTAGONISMO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v17i01.63160Resumo
Este artigo tem como objetivo destacar a importância da luta da Mulher Indígena no contexto histórico da colonização até os dias atuais; trazer a realidade dos povos indígenas da luta pela sobrevivência e de como se dá a participação das mulheres nas bases, nas aldeias, e também fora dos territórios. Buscamos retratar as violências sofridas pelo colonialismo existente no modelo do Estado, que tenta a todo custo dizimar as populações originárias deste país. A coletividade se levanta, homens e mulheres em defesa das suas terras e pelo direito de viver e de existir. Conquistamos lugar de fala, ocupamos espaços que há 520 anos foram negados. Somos protagonistas da nossa própria história de luta e resistência.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).