REFLEXÕES DE UM INDÍGENA WAPICHANA SOBRE O FILME EX-PAJÉ
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v17i01.63145Resumo
Este breve texto é uma reflexão acerca do filme ExPajé, dirigido e escrito por Luiz Bolognesi. O filme trata da relação do contato entre os Paiter Suruí com as frentes madeireiras, agronegócios e mais especificamente com as frentes evangélicas, que passam a demonizar as práticas milenares dos pajés indígenas. Nesse sentido, trago como reflexão, as vivências dos Wapichana na comunidade Serra do Truarú (Terra Indígena Serra da Moça, Etnorregião Murupú, Boa Vista-RR), como exemplo de resistência às evangelizações impostas aos povos indígenas.
Publicado
2020-04-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).