SERTÃO: É DENTRO DA GENTE
Resumo
Dizem que o ano de 1968 entrou para a história com uma série de revoltas e levantes em escala global. E que, este, é conhecido como "O ano que não terminou"2, e entrou para a história como um ano extremamente movimentado e cheio de acontecimentos importantes, como o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã além de inúmeras manifestações, sobretudo estudantis, contra a Guerra do Vietnã e contra os regimes autoritários vigentes em diversos países do mundo, sobretudo na América Latina. No Brasil, o ano foi marcado pela instituição do AI5 pelo então Presidente Costa e Silva3, o mais arbitrário dos decretos dos militares, deu poderes quase absolutos ao governo, dissolvendo a liberdade de expressão e os direitos políticos no país. No dia 26 de junho de 1968, houve a Marcha dos Cem Mil, contra o regime militar. O Brasil vivia um contexto de endurecimento da ditadura militar, instalada em 1964 que durou até 1985. Na Igreja Católica, 1968, foi o ano da acolhida do Concílio Vaticano II na América Latina, com a Conferência de Medelim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).