A CONSTRUÇÃO JURÍDICA DA PROPRIEDADE RURAL NA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA E O ACESSO À PROPRIEDADE RURAL.
Palavras-chave:
acesso a terra, lei de terras, propriedade rural.Resumo
Este trabalho examina os elementos sociais, históricos e políticos que influenciaram na construção jurídica da propriedade rural no ordenamento jurídico brasileiro e como se deu a forma de acesso à terra durante a história do Brasil. Avaliar os processos que possibilitaram a edificação do latifúndio brasileiro e do surgimento da oligarquia rural, classe detentora de poder político e econômico que ocupa esferas de poderes para atender seus próprios interesses. Busca-se ainda analisar os principais institutos jurídicos das sesmarias, a Lei de Terras de 1850, o Estatuto da Terra de 1964, e a Constituição de 1988 que trouxeram alterações relevantes sobre a propriedade da terra, através da revisão bibliográfica de autores que realizaram uma avaliação crítica dos fatos históricos analisados nesta pesquisa. Para assimilar que a formação jurídica da propriedade rural no Brasil é resultado de um conjunto de fatores políticos e econômicos que determinam a economia brasileira desde o colonialismo.Publicado
2019-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).