DO SESMARIALISMO À LEI DE TERRAS: A NEGAÇÃO DOS DIREITOS TERRITORIAIS INDÍGENAS
Palavras-chave:
Sesmarialismo, Lei de Terras, Povos indígenas, Negação de direitosResumo
O presente artigo trata sobre a questão territorial indígena quando da negação de seus direitos na conjuntura do sistema sesmarial à Lei de Terras de 1850. Através de leituras que apresentam o contexto histórico e fundiário brasileiro e da compreensão de tal sistema, busca-se demonstrar a fragilidade a qual estes povos foram submetidos quando da regulamentação e consolidação da propriedade de terras retirando destes a condição de possuidores originários numa completa negação da territorialidade e autodeterminação.
Publicado
2019-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).