FEITIÇARIA E RELAÇÃO COM O DIABO: O DISCURSO INQUISITORIAL SOBRE A HERESIA FEMININA NO SÉCULO XVIII
Resumo
A pesquisa apresentada neste trabalho propõe uma analise da irmã Sóror Maria do Rosário, a partir da escrita do inquisidor Alexandre Arnault, na Sentença da Inquisição de Lisboa, século XVIII. Fazendo uma analise do que foi a heresia nos períodos da Idade Média e da Moderna, períodos esses marcados pela influência da Igreja Católica. A fonte usada, para o desenvolvimento de tal trabalho, é a Sentença da Inquisição da religiosa Soror Maria do Rosário, do livro de Rêgo (1981) “Feiticeiros, Profetas e Visionários: textos antigos portugueses”, propondo uma análise das especificidades nas práticas inquisitoriais no século XVIII. Problematizando o discurso do inquisidor em relação à mulher, sobre a perseguição da mulher no período da Inquisição e o discurso da Igreja Católica. E também qual o lugar da heresia ou a sua importância na sociedade de Lisboa, no século XVIII, ou seja, mostrando a importância da relação da religião e da sociedade neste período. A intenção desse trabalho é mostrar que estudar a relação entre religião e sociedade é importante, e perceber também a historicidade sobre a mulher na sociedade no período da Idade Moderna, analisando como as mulheres eram tratadas ou vistas no século XVIII, ampliando assim, o nosso conhecimento em torno do tema proposto, e demonstrando que através da vida de uma pessoa pode se realizar estudos ao seu redor, ou seja, de toda sociedade. O interesse por este tema surgiu devido a um importante período da História, conhecido por muitos como “Caça as Bruxas”, período em que a Igreja Católica tinha uma grande influência sobre a sociedade, aonde todos aqueles que iam contra os seus princípios eram considerados hereges, principalmente as mulheres, que foram as mais perseguidas durante a Inquisição. E também, devido à falta de clareza sobre a heresia. O que é heresia? E como surgiu? Com isso, através da mentalidade do inquisidor Alexandre Arnault, sobre a acusada Soror Maria do Rosário; analisaremos a mentalidade da sociedade de Lisboa, no século XVIII, a respeito da imagem da mulher herege.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).