PROTESTOS DE JUNHO DE 2013: ETNOGRAFIA DO CONFLITO, DESDOBRAMENTOS, CONTROLE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Palavras-chave:
, Protestos, Controle social, ImpeachmentResumo
Os protestos de junho de 2013 promoveram uma série de mudanças no contexto social, político e histórico. Suas consequências e desdobramentos ainda não podem ser totalmente mensurados. No entanto, a mobilização da sociedade foi um fenômeno que influenciou todos os acontecimentos que seguiram no âmbito político. As manifestações pelo Impeachment da Presidente da República, Dilma Rousseff utilizou-se de práticas e dinâmicas dos protestos de junho de 2013 que também modificou as relações da sociedade com o Congresso Nacional. Este artigo trata da experiência e trabalho de pesquisa antropológica no campo dos protestos e dos conflitos que ocorreram em 2013 e 2014 nas ruas do Brasil, de mudanças, estratégias de controle social, desdobramentos, consequências e transformações que ocorreram após os protestos de junho de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).