A NOVA MILITÂNCIA FEMINISTA - A OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS VIRTUAIS NA PERSPECTIVA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL FEMINISTA
Palavras-chave:
jovens feministas, redes sociais, movimento estudantilResumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de iniciação científica sobre a dinâmica e o uso das redes sociais por jovens feministas, mais especificamente, jovens que participam de coletivos feministas ligados ao movimento estudantil – a União Nacional dos Estudantes. Assim, foi feita em primeiro lugar, uma etnografia em dois eventos específicos da entidade e paralelamente, foi feita uma “etnografia virtual” (RIFIOTIS, 2012) das plataformas de discussões dos grupos e páginas dos eventos. Como resultado, esboçamos uma articulação entre redes sociais (mundo on line) e mundo offline dos movimentos sociais feministas, mais propriamente, as jovens gerações, detectando dinâmicas de uso, apropriação e interação das plataformas digitais e atentando para as pautas mais significativas e profusas devido a sua repercussão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).