ETNOGRAFIA NA ARQUEOLOGIA: UM CAMINHO ÉTICO PARA A ETNOARQUEOLOGIA
Palavras-chave:
Etnografia, Etnoarqueologia, Comunidades TradicionaisResumo
A relação entre a Arqueologia e comunidades tradicionais sempre foi uma área de pouco consenso entre as múltiplas frentes da etnoarqueologia. Será perceptível ao longo do presente artigo que existem diversas críticas às práticas etnográficas realizadas por arqueólogos. Desta forma, planejo contra-argumentar essas discordâncias, assim direcionando o leitor para uma visão do que seja uma boa prática etnográfica na Arqueologia, portanto validando a relação e o trabalho com comunidades vivas. Ao final deste artigo, será possível perceber que as críticas feitas à prática etnográfica podem servir para uma melhora dos procedimentos, rumo a objetivos mais bem definidos e menos colonizantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).