DIREITO À MEMÓRIA, DIREITO À HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O PATRIMÔNIO CULTURAL E A ETNOGRAFIA
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Memória, Etnografia, Cidadania.Resumo
Este texto se propõe a provocar uma reflexão interdisciplinar a respeito da problemática da memória a partir das investigações no campo do patrimônio cultural. Pretende-se analisar como se dá a conformação do conceito de patrimônio cultural, que configura critérios de seleção de um acervo de bens específicos da cultura, e que reflete, por sua vez, o que deve ser esquecido ou aquilo que tem o direito de ser rememorado pela sociedade. Visa, também, contribuir para o exercício de fala e de escuta dos sujeitos, de forma a problematizar a experiência de pesquisa e do pesquisador por meio da etnografia, o que poderia promover um ponto de clivagem ou a quebra de paradigmas em relação aos estudos do patrimônio cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).