A CANTIGA TROVADORESCA DE ESCÁRNIO E DE MALDIZER GALAICO-PORTUGUESA COMO FORMA DE TRANSGRESSÃO SOCIOCULTURAL
Palavras-chave:
Sátira – Trovadorismo – Transgressão.Resumo
Esse artigo tem como intuito abordar a transgressão como algo inerente às sociedades (ou a sociedade ocidental) como forma de contestação e como processo evolucionário social. À luz da teoria foucaultiana sobre a transgressão aliada ao ponto de vista do sociólogo Albert K. Cohen, pretende-se analisar a sátira presente nas cantigas trovadorescas medievais galego portuguesa de escárnio e de maldizer, como meio de transgressão das normas sociais vigentes.
Downloads
Publicado
2018-02-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).