ENSINO DE HISTÓRIA: OS DRAMAS E AS TRAMAS DO ENSINO TRADICIONAL AO INSTIGADOR

Autores

  • Igor Gonzaga Lopes Universidade Federal de Goiás
  • Jéssica Abadia Ferreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

A presente artigo tenciona-se em apresentar uma discussão a respeito do ensino de História, por meio da realização de pesquisa bibliográfica, havendo sido utilizado a aplicação de questionários a docentes e discentes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Instituição Educacional localizada na cidade de Pires do Rio (GO), compreendendo o período de 2012 a 2014. A pesquisa oferece possibilidades de lançar um olhar diferenciado sobre o ensino de História e o que ele tem possibilitado aos docentes e discentes quanto a metodologias, a criação de uma visão de mundo, a valorização da cultura, dentre outras questões. Além disso, esse trabalho propôs analisar como é possível produzir aulas mais dinâmicas e participativas, que promovam a formação de um discente crítico em relação ao meio e ao lugar em que vive. Destarte, buscar-se-á responder com essa pesquisa a seguinte problemática: Como ocorre o processo ensino e aprendizagem em relação à disciplina História a partir da perspectiva de docentes e discentes do ensino médio na cidade de Pires do Rio/Goiás?

Biografia do Autor

Igor Gonzaga Lopes, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Educação (UFG - Catalão)

Jéssica Abadia Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em História pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

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Publicado

2018-02-20