ENSINO DE HISTÓRIA: OS DRAMAS E AS TRAMAS DO ENSINO TRADICIONAL AO INSTIGADOR
Resumo
A presente artigo tenciona-se em apresentar uma discussão a respeito do ensino de História, por meio da realização de pesquisa bibliográfica, havendo sido utilizado a aplicação de questionários a docentes e discentes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Instituição Educacional localizada na cidade de Pires do Rio (GO), compreendendo o período de 2012 a 2014. A pesquisa oferece possibilidades de lançar um olhar diferenciado sobre o ensino de História e o que ele tem possibilitado aos docentes e discentes quanto a metodologias, a criação de uma visão de mundo, a valorização da cultura, dentre outras questões. Além disso, esse trabalho propôs analisar como é possível produzir aulas mais dinâmicas e participativas, que promovam a formação de um discente crítico em relação ao meio e ao lugar em que vive. Destarte, buscar-se-á responder com essa pesquisa a seguinte problemática: Como ocorre o processo ensino e aprendizagem em relação à disciplina História a partir da perspectiva de docentes e discentes do ensino médio na cidade de Pires do Rio/Goiás?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).